sexta-feira, 10 de junho de 2011

Papéis e papelão






Você sabia que cada ser humano produz, em média, um pouco mais de 1kg de lixo por dia e que, atualmente a produção anual resíduos no planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas? Parece muito, mas é verdade!
Aquecimento global, escassez de recursos naturais, poluição do ar e das águas são temas muito debatidos na atualidade. Os cuidados com as questões ambientais aumentam e a palavra da vez é sustentabilidade. Não é mais possível falar de meio ambiente, natureza e ser humano de forma isolada. Então, a meta é encontrar um meio de fazer uso dos recursos naturais com o objetivo de trazer qualidade de vida as pessoas, mas sem  prejudicar a natureza.  A reciclagem é uma ótima forma de começar!

A reciclagem é uma dessas medidas que ajudam a preservar o planeta. No final dos anos 1980, com a constatação do esgotamento das fontes de petróleo e de outras matérias primas, o termo reciclagem ganhou força na mídia. A palavra é originada da expressão inglesa recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).

A iniciativa é simples e deve começar em casa, com a separação dos materiais – vidro, papel, plástico e metal – dos restos de resíduos e alimentos consumidos. Atitude que depende da conscientização da população e do conhecimento de que lixo também deve ser visto como fonte de riqueza natural, que pode ser reaproveitada! O próximo passo é encaminhar o material separado aos ecopontos, espaços criados pela prefeitura para receber o lixo devidamente separado: vidro, papel, plástico, metal, pneus e resíduos eletrônicos.

Em Fortaleza, os ecopontos foram criados no começo de 2010. Entretanto, em cidades como São Paulo – que produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia, o que encheria um estádio para 80.000 pessoas – a medida já era adotada bem antes. Cada ecoponto tem uma cor correspondente ao material que irá receber: vidro – ecoponto verde, papel e cartão – ecoponto azul, plástico e metal – ecoponto amarelo, o que facilita a organização dos itens e os próximos passos da reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário