quarta-feira, 1 de junho de 2011

O poder da ideia

Empreendedores como João fazem uma coisa essencial para que os negócios prosperem: tomam a dianteira. “Você pode abrir uma empresa de plástico, por exemplo, e até ter um certo lucro com ela. Mas quem aposta no plástico verde já está pensando lá na frente, e estará melhor quando essa tecnologia pegar”, diz André Carvalho. Ou, como afirma Glenn Croston, “aqueles que deixarem para depois podem perder as oportunidades que estão surgindo agora”.

E essas chances não estão apenas nos segmentos verdes usuais, como orgânicos ou compensação de créditos de carbono. “A percepção do mercado do que é um negócio verde se ampliou: pode ser qualquer coisa que ajude o consumidor a diminuir seu impacto no mundo”, diz André, que coordena o New Ventures, programa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV que lança, todo ano, de seis a oito novos negócios verdes. De empresas que produzem painéis para geração de energia solar a companhias de embalagens ecológicas, há muitas iniciativas.

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