sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cooperativa de reciclagem gera renda e cidadania em Goiânia (GO)

Cooperativa de reciclagem gera renda e cidadania em Goiânia (GO)
Sebrae em Goiás firma parceria para ampliar produção e comercialização de artesanato ecologicamente correto
Ênio Tavares
A produção da Telha de papel chega a 15 mil peças mês
Ênio Tavares
Ênio Tavares
A Cooprec recolhe materiais recicláveis em domicílios de 10 bairros da capital
Ênio Tavares
Ênio Tavares
O artesanato é outro produto que começa a ser explorado
Patrícia Masan - Goiânia
Pelo quinto ano consecutivo, o Brasil permanece na liderança do ranking mundial de reciclagem de latas de alumínio. Em 2005, foram reaproveitadas 96,2% das latas usadas e o país atingiu a marca de 127,6 mil toneladas de latas recicladas por ano, de acordo com dados divulgado pela Associação Brasileira de Alumínio (Abal) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas). Coleta Seletiva, Cooperativas e Reciclagem são assuntos cada vez mais discutidos pela sociedades modernas. Entretanto, sabe-se que, na verdade, não se trata apenas de conscientização ambiental, mas também, de uma outra realidade: a reciclagem do lixo tornou-se uma ferramenta de inclusão social no processo de geração de emprego e renda que alavanca uma série de negócios.
O Brasil nos últimos anos desenvolveu know-how nestas áreas e possui inúmeras experiências de sucesso. A exemplo, em Goiânia (GO), a Cooperativa de Reciclagem de Lixo (Cooprec) recolhe materiais recicláveis (vidro, plástico, papel e metal) em domicílios de 10 bairros da capital e em centros de coletas (empresas, universidades, condomínios residenciais, hospitais, escolas e shopping) para transformar, o lixo, em produtos comercializáveis. “Fabricamos telhas de papel, papelão, grânulos a partir de plásticos, artesanato, entre outros. Atualmente este trabalho beneficia 38 cooperados, já que todo o lucro é rateado. A renda é de acordo com a produção, mas em média, cada um recebe R$ 350,00 por mês”, explica Laide da Silva Oliveira, diretora financeira.
Dentre os produtos mais rentáveis estão a telha de papel e os grânulos de plástico.  “A produção da telha ocorre na época da seca. Chegamos a produzir 15 mil peças mês. Já a produção de grânulos cresce no tempo chuvoso. A média é de 5 toneladas mês”, revela a empreendedora. A ‘usina’ funciona como laboratório de pesquisa para universidades e escolas e recebe cerca de 2.500 alunos visitantes. Segundo Laide, o trabalho de coleta seletiva funciona porque recebe apoio da comunidade. “Uma equipe de educadores ambientais visitam, em média, 2.500 residências por ano. Os moradores ganham sacolas apropriadas para fazer separação dos materiais. É o saco permanente. O caminhão que passa fazendo a coleta é identificado por meio de uma música”, diz.
Ecoempreendedorismo
Dentre os vários segmentos empresariais em que o País atua, empreendimentos ligados às questões ambientais ganham cada vez mais destaque. De acordo com Cláudio Laval, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Goiás), empresários e empreendedores voltados ao mercado de reciclagem tem diversos campos para explorar. “O que é um ponto fraco da sociedade moderna, como a poluição de solos e rios, transforma-se num ponto forte para o empreendedor de visão. Acredito em soluções regionalizadas e principalmente na criatividade”, afirma. Seguindo este princípio, o Sebrae em Goiás, em parceria com a Cooprec, inicia no próximo mês, um cursos para linha de produção de artesanato.
Histórico
A Cooprec surgiu em 1998 fomentada pela Universidade Católica de Goiás (UCG). O projeto tem como objetivos promover a educação ambiental, a coleta seletiva de lixo, sua reciclagem e gerar renda para os cooperados, proporcionando melhores condições de vida para a comunidade da região leste de Goiânia.
Serviço:
Cooperativa de Reciclagem de Lixo (Cooprec): (62) 3208-4350
Trav. Xingú, s/n – Jardim Conquista – Goiânia (GO)
E-mail: cooprec@yahoo.com.br
Unidade de Marketing e Comunicação
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268

Nenhum comentário:

Postar um comentário