quarta-feira, 29 de junho de 2011

Goiânia integra maior projeto pós-consumo de reciclagem do País Compartilhe



Goiânia passa a integrar o maior projeto pós-consumo de reciclagem do Brasil: o Reciclanip, voltado para coleta e destinação de pneus inservíveis. Graças a convênio assinado na manhã de hoje, 13, entre o poder executivo, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), e a empresa JLS Transporte, as 300 toneladas de pneus sem valor comercial acumuladas mensalmente na cidade, agora terão descarte responsável.
A partir da instalação de dois pontos de coleta, um no Parque Oeste e outro no Jardim Guanabara, cria-se na Capital uma nova cadeia produtiva, fomentando a economia por meio de geração de empregos, impostos e estímulo à produção industrial sem desrespeitar o meio ambiente. Outros cinco locais, ainda não definidos, também serão contemplados com os eco-pontos - nome dado aos lugares destinados ao recebimento dos pneus sem condições de uso.
"Dois depósitos serão insuficientes. A meta é chegar a sete. O mesmo número de administrações regionais (subprefeituras) que a cidade terá", afirmou o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), durante assinatura do termo de cooperação mútua, na sede da Amma, no Setor Central. Também legitimaram o documento, o vice-prefeito da cidade, Paulo Garcia (PT), os presidentes da Amma, Clarismino Pereira Júnior; da Câmara Municipal de Goiânia, Francisco Júnior; da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Agenor Mariano, a gerente-geral do Reciclanip, Renata Murad e o representante da empresa JLS Transporte, Jorge dos Anjos Nascimento.
Além desses, os secretários municipais de Saúde, Paulo Rassi, de Educação, Márcia Carvalho, e o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Wagner Siqueira. Assinaram ainda, os vereadores Clécio Alves (PMDB), Negro Jobs (PSL), Bruno Peixoto (PMDB), Célia Valadão (PMDB), Tiãozinho do Cais (PR) e Iram Saraiva (PMDB).
"Com essa ação, Goiânia se livrará da presença de um dos criadouros do mosquito da dengue (Aedes Aegypti)e da extrema poluição causada pela demora na decomposição desses resíduos na natureza. Agora, daremos destinação definitiva para esse problema", disse o presidente da Amma, Clarismino Júnior, ao ressaltar a importância do convênio, logo após a validação da parceria. "O progresso traz preocupações. A população precisa se acautelar para que isso não signifique um desastre profundo para as futuras gerações", ponderou, em seguida, Iris Rezende.
Conforme Renata Murad, o programa existe em Goiânia desde 2002. Além da formalização do convênio, o evento na Amma marcou a criação do segundo ponto de coleta de pneus inservíveis na Capital do Estado.
Reutilização - No Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip, o material recolhido nos eco-pontos é utilizado como combustível alternativo de cimenteiras em substituição ao carvão choque, para fabricação de percintas em indústrias moveleiras, solas de sapato, dutos de água pluviais, confecção de artefatos como tapetes de automóvel, pisos industriais e vasos.
Além disso, o pó da borracha proveniente dos pneus é misturado à massa asfáltica para aumentar a vida útil do asfalto, diminuir ruídos e aumentar a segurança dos condutores nas rodovias. A destinação preferencial dos pneus recolhidos em Goiânia é o forno da indústria de cimento da cidade de Cezarina. "Oitenta por cento dos pneus seguem a via de co-processamento em fornos de cimento e 20% são para extração de aço para a indústria siderúrgica. Já borracha é utilizada para a produção de artefatos, como tapetes, rodinha de supermercado e outros", disse a gerente-geral do Reciclanip.
Inspirado em modelos aplicados há 10 anos nos Estados Unidos e União Européia, de março de 2007 ao primeiro semestre de 2008, o Reciclanip reciclou 898 mil toneladas de pneus. Número que corresponde a 180 milhões de unidades ou 117 mil quilômetros lineares do material. Isso permitiu que nove milhões de metros cúbicos de aterro não fossem ocupados e gerou economia de US$ 64 milhões. Apenas em 2008, 24 milhões de pneus de passeios foram reutilizados.
O programa está em 340 pontos de coleta, distribuídos em 21 Estados brasileiros. "Goiânia é muito importante dentro do nosso programa pelo mote ambiental da cidade", declarou Renata Murad. No Estado, há eco-pontos também em Anápolis, Catalão, Ceres, Goiatuba, Itapuranga, Itumbiara, Jataí, Quirinópolis, São Simão e Vianópolis.
Coleta Seletiva - De acordo com prefeito Iris Rezende, a inserção de Goiânia entre os pontos de coleta do Reciclanip é uma importante ação do poder executivo municipal dentro da proposta de trazer à Capital goiana o título de cidade com melhor nível de limpeza urbana em todo o Brasil. "Faremos um mutirão de criação da mentalidade da limpeza para que Goiânia se torne a cidade mais limpa do Brasil", destacou o chefe do executivo depois de defender participação efetiva da população e dos órgãos de governo.
"É um trabalho conjunto. Por exemplo, caberá à Secretaria Municipal de Educação, conscientizar as mais de 140 mil crianças da rede sobre a importância da conservação do meio ambiente, à Secretaria de Saúde, mostrar às pessoas o quanto a retirada desses pneus pode ajudar no combate a dengue", exemplificou. O próximo passo da prefeitura nesse sentido é a pulverização do programa "Goiânia Coleta Seletiva", criado em abril do ano passado com o propósito de reaproveitar materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.
Nele, a coleta seletiva é feita por meio da separação dos resíduos em apenas dois recipientes: um de materiais recicláveis e um de orgânicos e demais resíduos. "O programa de coleta seletiva que inauguraremos aumentará a renda e dignificará o trabalho dos catadores", disse Iris. O programa, que está sendo implantado gradualmente e se estenderá a todos os bairros da capital, começou com um projeto piloto no bairro Jardim América, o primeiro beneficiário das ações de coleta seletiva. O setor recebe uma rota exclusiva de um caminhão de recolhimento, pontos de entrega voluntária, além de equipes de educação ambiental, orientadas pela Amma.
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) disponibilizou cinco caminhões que recolhem todo o material reciclável. A população pode utilizar, também, como alternativa de descarte, os ‘Pontos de Entrega Voluntária’ (PEVs), localizados em qualquer escola municipal e em algumas empresas. Inicialmente foram implantados 150 unidades de PEVs. O objetivo é incentivar a educação ambiental e em troca a administração municipal coletará os materiais recicláveis e providenciará um destino correto aos mesmos. Dados da Comurg apontam que das 34 mil toneladas de lixo produzidas pela Capital todos os meses, cerca de 30% podem ser reciclados.
Homenagem - Além da assinatura do acordo de cooperação entre a prefeitura de Goiânia e o programa Reciclanip, foi inaugurado na manhã de hoje o auditório da Agência, cujo nome homenageia o ambientalista Leolídio di Ramos Caiado. Antes de descerrar a placa, o prefeito de Goiânia lembrou a importante trajetória do cidadão, falecido no dia 10 de junho do ano passado, e adiantou que um parque da cidade também levará o nome de Leolídio.
"É a homenagem de Goiânia a um homem que fez a diferença. Um apaixonado pela natureza. Defensor intransigente mesmo quando pouca se preocupava com o meio ambiente", afirmou na presença da viúva do ambientalista, Silvia Caiado. "Era um ambientalista de resultados. Nada mais justo que homenageá-lo com um ato concreto", completou Clarismino. O auditório temcapacidade para 125 pessoas em um espaço de 152.44 m2. Leolídio nasceu na Cidade de Goiás, no dia 27 de julho de 1921, e participou das expedições Roncador - Xingu e Hermano Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário