sábado, 12 de março de 2011

DICAS DE COLETA SELETIVA

O processo de reciclagem é composto de várias fases, porém sua realização depende de uma ação fundamental: a separação prévia dos materiais.
Esse é só o começo do que chamamos de coleta seletiva. Trata-se daseparação e recolhimento, desde a origem, dos materiais potencialmente recicláveis.
IMPORTANTE:
A informação é a base da realização da coleta seletiva; o que inclui a educação de TODOS os participantes. Em caso de condomínios, é imprescindível a participação dos porteiros, zeladores, pessoal da administração e empregadas domésticas. Da mesma forma, nas escolas precisam estar envolvidos alunos, professores e demais funcionários.
Como separar
Para a separação do material, basta ter em casa dois recipientes: um para o lixo úmido e rejeitos a serem recolhidos pela Companhia de Limpeza da Cidade e outro recipiente para o reciclável a ser coletado por uma cooperativa ou empresa: plástico, metal, vidro e papel, todos devidamente lavados e/ou limpos e secos.
No caso de condomínios, escolas ou empresas, pode-se aumentar o número de recipientes destinados à coleta seletiva, identificando-os por cores e tipos de material:
PAPELVIDROMETALPLÁSTICOORGÂNICOREJEITO


  • Azul - Papel;
  • Verde - Vidro;
  • Amarelo - Metal (alumínio e metais ferrosos);
  • Vermelho – plástico;
  • Marrom – Orgânico (restos de alimentos ou podas de árvores que podem ser transformados em adubo);
  • Cinza – Rejeito (material sujo e/ou que não serve para a reciclagem).
É importante estabelecer um local prático e de fácil acesso para a colocação desses recipientes. 
O que separar
Alguns produtos e embalagens recicláveis já possuem o símbolo de reciclagem para facilitar na hora de saber o que vai ou não para a coleta seletiva:


Importante: mesmo que o produto não contenha o símbolo de reciclagem ele pode ser reciclável.
É importante saber que tipos de material estarão sendo recolhidos e encaminhados, qual a forma de armazenamento e qual a quantidade mínima a ser destinada à cooperativa/empresa. Pode-se começar com apenas alguns tipos de materiais e ampliar gradativamente.
Quem irá receber e para onde vão os materiais
Algumas cidades do Brasil já possuem programa de coleta seletiva organizado, neste caso contate a prefeitura e combine horário e frequência de coleta.
Porém, a maioria dos municípios não dispõe de um sistema de coleta seletiva, neste caso procure saber se existe na região grupos de catadores, sucateiros, ferros-velhos, ou iniciativas comunitárias e de organizações não-governamentais que coletem materiais recicláveis.
Visite a seção Quem recebe recicláveis e procure o grupo mais próximo de você.
O material separado, no entanto, o retorno financeiro nem sempre é expressivo. Sugere-se até, em alguns casos, doação ou utilização da verba arrecadada para complementação de festas de fim de ano etc.
Vale ressaltar que os resultados mais relevantes de um processo de coleta seletiva são o combate ao desperdício e a preservação ambiental. O retorno econômico e o compromisso social podem ser somados aos benefícios alcançados.
Ao ser entregue aos catadores, o material separado é levado para um depósito onde ele é triado, prensado e enfardado com o auxílio de prensas hidráulicas. Desse modo o volume de material é reduzido, otimizando o uso do espaço e facilitando a organização. Os fardos separados por tipo de material são vendidos para os grandes sucateiros ou aparistas, que por sua vez vendem para as indústrias recicladoras.
RESUMINDO:
Antes de iniciar uma coleta seletiva faça um estudo do espaço, do material, do perfil dos funcionários / condôminos / alunos, de quem irá receber o material etc. Com base nas informações obtidas defina o sistema a ser implantado, dando atenção especial à sensibilização das pessoas envolvidas, local de armazenamento, frequência de coleta e divulgação dos resultados. 

sexta-feira, 11 de março de 2011

Vamos todos Reciclar: Porque reciclar ? Algumas Dicas de Reciclagem


Hoje em dia com o tempo cada vez mais escasso muita das vezes esquecemos-nos de fazer coisas primordiais em nossas vidas que porventura podem refletir negativamente em nossas vidas ao longo dos anos.
Vocês já pararam e pensaram por que precisamos reciclar ?
A quantidade de lixo e outras coisas que deixamos diariamente não é brincadeira, por isso que o objetivo de reciclar é reaproveitarmos os materiais utilizados por nós. Os beneficios da reciclagem  são muitos como: economia de energia, maior preservação dos recursos naturais, diminuição do lixo aterrado, diminuição dos impactos ambientais entre outros.
Interessante não é mesmo ?
Pois bem, agora que vocês aprenderam um pouco do motivo de reciclar, vamos ver como podemos reciclar ajudando o meio ambiente e contribuir com toda sociedade.

Dicas de Reciclagem
  • Separar o lixo para reciclagem;
  • Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os novos e de qualidade (economizam energia);
  • Regar as plantas no período da manhã ou no cair da noite;
  • Evitar deixar torneiras abertas ou pingando;
  • Economize no papel, utilize o outro lado do papel para anotações ou fazer rascunhos;
  • Reduza o uso do automóvel (carro), tenha uma vida mais saudável, se for sair para lugares próximos prefira a pé;
  • Faça doações das roupas que não utiliza mais, normalmente bazares de caridade recebem e doam para quem precisam;
Estas são apenas algumas das dicas que vocês podem fazer e com isso ajudar a natureza e o meio ambiente. Agora imaginem se todo mundo pensasse da mesma maneira e cada um ajudasse mesmo que fosse só um pouco, com certeza teríamos um cenário diferente no Brasil, porém não vamos esperar que o dia de amanhã chegue, vamos começar hoje mesmo, eu vou fazer minha parte e vocês ?


domingo, 6 de março de 2011

 

Gostamos muito de passar dicas de reciclagem e aqui vai mais uma muito interessante. Recicle embalagens de shampoo fazendo porta lápis ou porta trecos. Entre você também na onda da reciclagem.

Leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/dica-para-reciclar-embalagens-de-shampoo/12#ixzz1FsUwQAQL

sexta-feira, 4 de março de 2011

"Lei do lixo" prevê logística reversa e cuidados com lixo eletrônico"

Logística reversa


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lixo) estabelece um "novo quadro" para a reciclagem.
A nova lei responsabiliza as empresas pelo recolhimento de produtos descartáveis (logística reversa), estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração de lixo.
A ministra acredita que a legislação poderá mudar o padrão de consumo diminuindo a produção de resíduos e formalizando o trabalho dos catadores, "que era voluntário".
A lei sobre  política naacional de reciclagem do lixo, que tramitou no Congresso Nacional por 21 anos foi sancionada hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lixo eletrônico
A professora e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB), Izabel Zaneti, afirma que o trabalho de coleta e reciclagem é cada vez mais importante.
"Os resíduos estão crescendo em quantidade e complexidade", disse ela, lembrando dos resíduos de aparelhos eletrônicos, como as baterias dos telefones celulares e outros materiais que contém metais pesados de alto impacto ambiental.
A sanção da lei também foi comemorada pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) que espera que os trabalhadores possam ser remunerados pela prestação de serviços às prefeituras pela coleta, separação e reciclagem do lixo.
O movimento espera que a lei aumente a renda dos recicladores. Atualmente a renda média de um catador é de cerca de um salário mínimo (R$ 510). "Queremos ser enxergados de outra forma, não assistencialista", disse Roberto Rocha, da coordenação nacional do movimento, esperando que as prefeituras contratem as cooperativas e paguem o serviço de uma forma melhor.
Aproveitamento energético do lixo


Aproveitamento energético do lixo
A associação de catadores ainda não tem estimativa de quanto a renda dos catadores poderá ser incrementada.
Apesar de apoiar a lei, o movimento, no entanto, questiona o "aproveitamento energético" dos gases gerados nos aterros sanitários com a incineração do material acumulado, conforme previsto na lei.
"O Brasil não precisa queimar lixo", criticou Roberto Rocha. Segundo ele, os principais materiais a serem incinerados são feitos de plástico, um dos produtos mais valorizados na cadeia de reciclagem.
A lei dos resíduos sólidos proíbe a existência de lixões e determina a criação de aterros para lixo sem possibilidade de reaproveitamento ou de decomposição (matéria orgânica). Nos aterros, que poderão ser formados até por consórcios de municípios, será proibido catar lixo, morar ou criar animais.
As prefeituras poderão ter recursos para a criação de aterros, desde que aprovem nas câmaras de vereadores uma lei municipal criando um sistema de reciclagem dos resíduos.

quinta-feira, 3 de março de 2011

O LIXO ESPECIAL

LâmpadasO que fazer: separar as fluorescentes num lixo à parte. Misturados aos outros restos, os cacos costumam ferir os catadores. Já as lâmpadas incandescentes não são recicladas, uma vez que, segundo mostram as pesquisas, não causam impacto negativo no meio ambiente - elas devem ser depositadas, portanto, no lixo comum.
BateriasO que fazer: reciclam-se só as de telefones sem fio, filmadoras e celulares - as outras, assim como as pilhas, têm baixa concentração de metais pesados e por essa razão não são tidas como prejudiciais ao meio ambiente. Para reciclar, faça um lixo separado: como as baterias são frágeis, podem romper-se e contaminar o restante dos detritos.
Cacos de vidros planos e de espelhosO que fazer: embalar em jornal e colocar num lixo separado. Seguirão para vidraçarias - e não para as tradicionais fábricas que reciclam vidro.
OS ESTRAGOS DO ÓLEO DE COZINHA
O óleo de cozinha é um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. Eis o número:
1 LITRO de óleo de cozinha polui 1 MILHÃO DE LITROS de água.
Como reciclar: colocar o óleo em garrafas PET bem vedadas e entregá-las a uma das várias organizações especializadas nesse tipo de reciclagem (ver no site www.cempre.org.br).
Destinos do óleo usado: fábricas de sabão e produção de biodiesel.
RECICLAGEM: O QUE AINDA “NÃO PEGOU”:
A reciclagem dos três itens abaixo patina em índices ainda baixos no Brasil, de não mais do que 30% do que vai para o lixo. Os especialistas explicam por quê.
PLÁSTICOPor que se recicla pouco: a maioria das pessoas não reconhece como plástico as resinas mais maleáveis, como as das sacolas de supermercado. Por isso elas acabam no lixo comum.
Benefícios ambientais: a versão reciclada consome apenas 10% do petróleo exigido na produção do plástico virgem.
LATAS DE AÇOPor que se recicla pouco: pesquisas mostram que há resistência das pessoas em guardar essas latas no lixo de casa. Diz-se delas que são “volumosas” e “difíceis de amassar”.
Benefícios ambientais: cada tonelada de aço reciclado preserva 110 mil toneladas de minério de ferro.
CAIXAS LONGA-VIDAPor que se recicla pouco: novas tecnologias já permitem separar as seis camadas que compõem a embalagem, mas, como é coisa recente, quase ninguém no Brasil o faz.
Benefícios ambientais: em 2006, com a reciclagem de 30 mil toneladas de papel provenientes dessas caixas, foram poupadas 600 mil árvores de áreas reflorestadas.

quarta-feira, 2 de março de 2011


Saco de jornal substituindo o saco plástico
O saco antes de encaixar na lixeira, origami

Aproveito a deixa pra mostrar, pra quem ainda não viu, a dica de como fazer um saco de jornal em origami para substituir os sacos plásticos usados no lixo. Quem me enviou o link foi outra amiga da Vila, a Jacque Penteado. Gente, a sugestão é perfeita para lixeiras de materiais secos, como aquela que você tem no escritório, por exemplo. Lembrem que ser sustentável é ter atitude. Então acessemo blog onde esta todo o passo a passo e considerem mudar sua atitude, usando eco-bags nas idas ao supermercado e trocando as sacolas plásticas por essas de jornal.
Você também tem uma dica bacana de reciclagem para o dia-a-dia?  Tá esperando o quê pra nos mandar?!? O email é valdesmcfeitosacarvalho@gmail.com estou aguardando.

Dicas de reciclagem para fechar os sacos de mantimento


Fazendo um vedante para sacos de mantimentosVendante para sacos, pronto

Vejam que bacana essa dica de reciclagem. Ela foi enviada pra mim hoje por nossa colega Cris Gasparotto e eu corri aqui mostrar pra vocês. Tenho certeza de que vocês vão gostar e quero ver quem de vocês será o primeiro a decorar e personalizar essa tampa e me enviar uma foto.
É tudo muito simples.
  1. Corte a ponta de uma garrafa pet, na altura do gargalo.
  2. Passe o saco plástico através dele, dobre as bordas para fora e rosqueie a tampa.
EEbaaaaaa………coisa boa essa dica mão na roda. Uma alternativa interessante para os prendedores de roupa, concordam?
Lembrem de lixar a borda da garrafa cortada, para igualar e tirar qualquer pontinha. E depois que tal dar aquela customizada que é a sua cara? O desafio tá valendo. Mandem suas fotos que elas irão para o mural.

terça-feira, 1 de março de 2011

DICAS DE RECICLAGEM

1. Regue as plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se por evaporação.


2. Seja econômico: poupe papel, usando o outro lado para tomar notas ou fazer rascunhos; os pratos e copos de papel são ótimos para piqueniques.


3. Um terço do consumo de papel destina-se a embalagens. E alguns têm um período de uso inferior a 30 segundos. Contribua para a redução do consumo dos recursos naturais.


4. Regule o seu carro e poupará combustível. Use gasolina sem chumbo.


5. As fotocopiadoras e as impressoras a laser utilizam cassetes de toner de plástico, que freqüentemente têm de ser substituídas. Contate uma empresa que recicle esse plástico ou que o use novamente.


6. Um estudo desenvolvido pela NASA mostra que as PLANTAS conseguem remover 87% dos elementos tóxicos do ambiente de uma casa no espaço de 24 horas. Distribua plantas profusamente por todas as instalações. Recomenda-se, pelo menos, uma planta de 1,2 a 1,5 metros por cerca de 10 metros quadrados. Escolha espécies de plantas que se dêem bem com pouca luz natural.


7. Instale LÂMPADAS FLUORESCENTES. Substituir-se uma lâmpada tradicional por uma fluorescente evita o consumo de energia equivalente a cerca de um barril de petróleo ou 317 quilogramas de carvão, que produziria 1 tonelada de dióxido de carbono (o maior gás de estufa) e 6 quilogramas de dióxido de enxofre, que contribui para a chuva ácida. As lâmpadas fluorescentes, além disso, duram em média, 13 vezes mais do que uma lâmpada incandescente. São bons motivos para escolher.


8. Desligue as luzes e os equipamentos (computadores fotocopiadoras, etc.) quando sair do escritório. Está provado que, se durante um ano desligarem-se dez computadores pessoais, à noite e durante os fins-de-semana, vai se poupar em energia o equivalente ao preço do computador. Instale sensores de presença que desliguem as luzes sempre que a sala fique vazia.


9. Antes de decidir comprar equipamentos para o escritório, saiba que as impressoras a jato de tinta usam 99% MENOS ENERGIA que as impressoras a laser, durante a impressão, e 87% menos quando inativas; os computadores portáteis consomem 1% da energia de um computador de escritório. Se for possível, opte por esses equipamentos.


10. Calcula-se que um em cada quatro documentos enviados por FAX são posteriormente fotocopiados porque o original tende a perder visibilidade. Desta forma gasta-se não só o papel de FAX (normalmente não reciclável porque é revestido com produtos químicos que são aquecidos para a impressão) mas também o de fotocópia. Compre um aparelho de fax que use papel normal. Funcionam como fotocopiadoras ou impressoras em papel vulgar.


11. Roupas usadas podem ser dadas a outras pessoas ou a bazares de caridade.


12. Brinquedos velhos, livros e jogos que você não quer mais podem ser aproveitados por outros; portanto, não os jogue fora.


13. Descubra se há locais apropriados para o recolhimento de papel velho. Normalmente, esses locais são organizados pelas autoridades locais ou instituições de caridade.
VOCÊ SABIA????
• Que cada pessoa produz DIARIAMENTE 1,2 kg de lixo, em média?
• Que o Brasil produz cerca de 100 MIL TONELADAS de lixo por dia?
• Que o Brasil recicla MENOS DE 5% do lixo urbano – valor muito baixo se comparado à quantidade de material reciclado nos Estados Unidos e na Europa (40%)?
• Que de tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico?
• Quanto tempo o lixo leva, em média, para se decompor?


Papel .......................... 3 meses
Palito de fósforo......... 6 meses
Ponta de cigarro ......... 1 a 2 anos
Chiclete ...................... 5 anos
Lata ............................ 10 anos
Sacos Plásticos ........... 30 a 40 anos
Garrafa de plástico ..... mais de 100 anos
Latinha de cerveja ...... 200 anos
Tecido ........................ de 100 a 400 anos
Fralda descartável ...... 600 anos
Vidro .......................... mais de 4000 anos !!!!!!


• Que para se fazer uma tonelada de papel são derrubados VINTE EUCALIPTOS, que demoram 7 anos para crescer?
• Que para cada tonelada de alumínio são retiradas da terra QUATRO TONELADAS de bauxita?
• Que uma única pilha contamina o solo por 50 anos?
• Que uma torneira a pingar significa que 190 litros de água POR DIA estão escorrendo cano abaixo?